Perguntas frequentes

Uma luz vermelha de alerta é exibida

Uma luz de alerta significa apenas que é preciso colocar mais abrilhantador ou sal especial. Se você mora numa área de água “dura”, mantenha o nível desses produtos mesmo que use tabletes multiuso como o Finish Quantum.

A lava-louças emite rangidos e ruídos durante o ciclo de lavagem

É possível que o braço aspersor esteja bloqueado pelo acúmulo de partículas de alimentos. Limpe o braço aspersor. Recomendamos usar um limpador de lava-louças. O produto evita esse tipo de problema.

O compartimento de dosagem não fecha

Se estivar usando detergente em pó, talvez você tenha colocado detergente em pó demais no compartimento. Também pode ser que o mecanismo esteja bloqueado devido a detergente derramado ou seco. É possível evitar esse tipo de problema no futuro passando a usar tabletes.

A lava-louças não dá a partida

Primeiramente, verifique se a porta está devidamente fechada. Caso contrário, a lava-louças não funcionará. Outras verificações rápidas incluem certificar-se que a máquina está conectada e ligada e se a torneira no cano de entrada está aberta.

Se nenhuma dessas for a causa do problema, talvez o filtro na mangueira de abastecimento de água esteja bloqueado (por exemplo, por calcário). Consulte o manual da lava-louças para descobrir como fazer a limpeza do filtro. Por fim, o fusível térmico pode estar queimado. Se for esse o caso, o fusível precisa ser trocado. Consulte o manual da lava-louças para saber como fazer a troca. Do contrário, ligue para a central de atendimento ao cliente do fabricante da lava-louças.

A água não é drenada da máquina

O problema mais provável é a obstrução do filtro. Retire o filtro e esfregue-o embaixo da torneira. Para manter a lava-louças funcionando bem, limpe o filtro uma vez por semana e use limpador de lava-louças uma vez por mês. Raspar bem os pratos antes de levá-los à lava-louças também pode ser útil.

Caso o problema não seja a obstrução do filtro, pode ser que o dreno da pia da cozinha esteja entupido ou que a mangueira de drenagem da lava-louças esteja dobrada. Se não conseguir resolver esses problemas por conta própria, chame um encanador.

A lava-louças emite rangidos e ruídos durante o ciclo de lavagem

Se os pratos estiverem encostando uns nos outros, é possível que façam barulho durante o funcionamento da lava-louças. Para evitar isso, carregue a lava-louças da forma correta: consulte o manual do usuário para saber como ou clique aqui.

Os pratos continuam molhados após o fim do ciclo de lavagem

Talvez as louças tenham sido colocadas na lava-louças de forma incorreta, dificultando a circulação da água. Se não tiver certeza sobre a forma correta de colocar a louça na lava-louças, confira aqui ou consulte o manual do usuário.

Se você mora numa área de água “dura”, certifique-se de usar abrilhantador mesmo que use tabletes com abrilhantador.

O abrilhantador ajuda a secar os objetos da forma correta.

Se nada disso funcionar, pode haver algo errado com o elemento de aquecimento da sua lava-louças. Peça que um técnico examine a lava-louças.

O detergente não dissolveu completamente

Certifique-se de que o compartimento do detergente possa ser aberto devidamente. O compartimento só vai abrir parcialmente caso esteja obstruído por uma panela ou prato grande durante o ciclo de lavagem.  Por isso, o detergente irá dissolver apenas parcialmente.

Verifique também se o compartimento do detergente está seco antes de colocar o detergente. A umidade pode fazer com que os tabletes ou o pó fiquem grudados.

Posso colocar isso na lava-louças?

Aço inoxidável

Sim, pode. Tente usar aço inoxidável de alta qualidade (18/8 e 18/10 são os melhores). Alguns talheres baratos, mesmo que indicados como “resistentes à ferrugem”, podem apresentar manchas de ferrugem.

Alumínio

Se colocar objetos de alumínio na lava-louças com frequência, é possível que apresentem descoloração. Essa descoloração se caracteriza por áreas mais claras no fundo de panelas ou marcas escuras, p.ex., em espremedores de alho.

Prata

Sim, pode, mas é preciso tomar providências para evitar a formação de manchas. Retire restos de alimentos que contenham enxofre (como ovo, maionese ou mostarda) e certifique-se de que os itens de prata não encostem em itens de aço inoxidável no interior da lava-louças. Use um detergente como o Finish contendo agente de proteção para objetos de prata.

Plástico

Sim, pode, desde que identificado como “adequado para lava-louças”. Os objetos de plástico podem se deformar se não apresentarem essa identificação. Além disso, use apenas temperaturas baixas (50ºC).

Madeira

Não, não pode. Objetos de madeira podem rachar ou inchar. Além disso, partes de madeira, como cabos de facas, são coladas, e o calor da lava-louças pode dissolver a cola. 

Porcelana

Geralmente, sim, pode. Porém, estampas esmaltadas irão desaparecer se lavadas na lava-louças. Você consegue saber se a porcelana tem esse tipo de estampa, já que ela apresenta um ligeiro alto-relevo que é possível sentir com os dedos.

Por que meus objetos de vidro parecem sem brilho ou embaçados?

Se você mora numa área de água “dura”, isso pode ser causado pelo calcário.

A aparência embaçada também pode ser causada por corrosão.

Como posso remover o calcário dos meus objetos de vidro?

Coloque-os numa solução de vinagre branco ou ácido cítrico. Também é possível lavá-los na lava-louças usando limpador de máquina Finish no ciclo de lavagem. 

Para evitar o acúmulo de calcário em áreas de água “dura”, use sal de lava-louças e abrilhantador, mesmo se usar tabletes multiuso. Algumas lava-louças permitem ajustar a quantidade de abrilhantador usada em cada lavagem. Ajuste a sua lava-louças na quantidade máxima possível.

Como posso evitar que meus objetos de vidro criem manchas?

É preciso colocar as louças na lava-louças de forma correta para facilitar a circulação e o escoamento da água. 

É possível que as manchas sejam provocadas pelo calcário. Livre-se delas seguindo esse conselho. 

Usar abrilhantador demais pode causar estrias. Algumas lava-louças permitem ajustar a quantidade de abrilhantador usada em cada lavagem. Verifique o mostrador ao lado do compartimento de abrilhantador. O excesso de detergente pode causar o mesmo problema. Se você usa detergente em pó, certifique-se de que está usando a quantidade correta

É possível remover as marcas de corrosão dos meus objetos de vidro?

Quando um objeto de vidro apresenta corrosão, não é possível se livrar dela. Porém, é possível impedir que a corrosão ocorra. Use o ciclo para vidro ou baixa temperatura. Além disso, use tabletes com proteção anticorrosão como o Finish Quantum. Você também pode adicionar protetor Finish.

A minha lava-louças não está lavando muito bem

Há algumas possíveis razões para que isso aconteça e os efeitos variam. Às vezes, o único sinal é um resquício de chá ou café nas xícaras.

As principais providências que você pode tomar são:

  • Se você mora numa área de água “dura”, use detergente em pó ou gel suficiente. Use também sal de lava-louças. Isso é necessário mesmo com o uso de tabletes multiuso.
  • Carregue a lava-louças da forma correta, sem colocar louças demais. Assim, a água irá circular de forma adequada durante a lavagem.
  • Raspe os pratos antes de colocá-los na máquina e remova molho e gordura com toalha de papel.
  • Se o filtro sob a torneira estiver entupido, limpe-o. Use limpador de lava-louças regularmente, p.ex. limpador de máquina Finish.
  • Verifique se não há algo bloqueando alguma peça móvel como braços aspersores ou compartimento de detergente.
  • Em vez de programa rápido, use um programa padrão como eco ou automático para pratos mais sujos.

Temos mais algumas dicas sobre o que fazer se os braços aspersores entupirem ou se o detergente não dissolver totalmente.

Por que os plásticos às vezes ficam manchados?

Os plásticos ficam porosos com o tempo. Por isso, alimentos com cores fortes (como bolonhesa, caril ou tomate) podem tingi-los temporariamente. Raspar bem os pratos e limpar o molho com toalhas de papel antes de colocá-los na lava-louças ajuda bastante. As manchas desaparecem se você deixar o item de plástico sob luz solar forte.

Meus utensílios de plástico ficam com um cheiro perfumado

Isto provavelmente acontece porque você está usando purificador de lava-louças. O plástico é poroso e pode absorver odores, os quais, porém, não são prejudiciais. Lave os plásticos novamente sem usar purificador para se livrar do cheiro.