Você sabia que uma lava-louças pode...ajudar a manter a cozinha mais limpa sempre?

13 Hygiene

Pouca gente usa água quente o bastante para lavar a louça e deixá-la realmente limpa. A Lava-louças higieniza a louça com água em até 70° e ainda ajuda a manter a sua pia mais limpa, já que os pratos, copos e talheres sujos não vão mais se acumular.

Imagine o dia a dia num lar agitado. Três refeições ao dia, lanches e sujeira, talvez um ou dois animais de estimação. Não é de se admirar que os germes causem preocupação na cozinha. Eles podem estar em volta de áreas que parecem bastante limpas, como na pia e em panos de enxugar louça.

Desvantagens da lavagem à mão

Apenas a água acima de 60ºC consegue limpar pratos de forma adequada. Estudos* apontaram que a água usada para lavar pratos está bem longe dessa temperatura. Na verdade, os estudos revelaram que em algumas residências os pratos são lavados com água a meros 27,5ºC.

A água no interior da lava-louças é aquecida a até 70 ºC, proporcionando limpeza muito mais higiênica que a lavagem à mão. Esse fato com certeza o tornará um entusiasta das lava-louças.

Calor significa pratos limpos

Outro problema com a água quente usada para lavar louças à mão é que ela não limpa totalmente a sujeira. Porém, usar a lava-louças resolve esse problema.

Louças recém-lavadas na lava-louças ficam muito mais limpas que as lavadas à mão. Isso acontece porque a lava-louças usa temperaturas mais altas do que as nossas mãos aguentam: até 70 °C. Além disso, a lava-louças seca tudo, dispensando o uso de toalhas e panos para secar as louças, por si só um foco de bactérias. 

Ou seja, a água bem quente, as enzimas contidas nos detergentes modernos e o processo de secagem sem a necessidade de usar as mãos, levam ao mesmo resultado: pratos altamente higienizados.

 

* Estudo de lavagem de louças feito pela Hygiene Audit Systems do Reino Unido em 2012 e pela Universidade de Bonn em 2008.